BANQUETE NO CASTELO

Banquete no castelo é a atividade para crianças que acompanha a tertúlia A herança árabe: sinais à mesa.

No topo da Serra de Sintra uma grande muralha se ergue entre os penedos, construída pelos Muçulmanos do Norte de África pela sua privilegiada localização. Foram vários os alcaides e guerreiros que passaram por estas muralhas, e foi apenas em 1147 que o castelo foi entregue a D. Afonso Henriques e ao Cristãos. Como seria a vida no Castelo? O que se comia? Onde se guardavam os alimentos? Como se cozinhava dentro desta muralha? De onde vinha a água? Seguindo pistas, descobriremos as respostas pelo caminho. Vamos imaginar um banquete medieval da época da Sintra árabe e recriar alimentos, pratos, malgas e taças!

Idades: dos 6 aos 14 anos (por motivos de segurança, não é aceite a participação de crianças com idade inferior a 6 anos)

Data: 24 junho

Local: Castelo dos Mouros

Lotação: 25 crianças

Duração: aprox. 90 minutos (a mesma duração da tertúlia)

Custo de participação: €1,00/criança (este valor acresce ao custo do bilhete de entrada no monumento)

Tal como a tertúlia, a atividade para crianças tem início às 16h00, após visita guiada ao Castelo – silos, igreja, cisterna, muralha, praça d’armas.

A participação na atividade está sujeita a inscrição prévia através do formulário de inscrição na tertúlia, e só é permitida a crianças que estejam acompanhadas por adultos participantes na atividade principal.